sábado, 18 de dezembro de 2010

Apresentação do Autor e Breve relato sobre o Filme

Prezados,
Meu nome é Luiz Carlos Bessa do Sacramento, 49 anos.
Inicialmente estou apresentando a idéia do Projeto "Até Quando -  Expectativas de Vida" com o intuito de colocar em prática um sonho muito antigo de realizar um filme baseado em fatos reais sobre o dia a dia da pessoa convivendo com o vírus HIV e doentes de Aids.
Não sou diretor e nem produtor profissional e nem tenho conhecimento qualquer sobre cinema mais tenho idéias que gostaria de passar para o papel, sem necessariamente escrever/virar um livro. Objetivo a criação e produção de uma curta metragem dentro das técnicas de uma produção padrão.
Mais para se produzir um filme é necessário um roteiro que será desmembrado em em três fases chamadas de pré-produção, produção e pós-produção, os argumentos que serão desenvolvidos no roteiro e a sinopse/storyLine que nada mais é o que se pretende resumir de toda a história em poucas linhas mais que pode durar meses para a sua conclusão.
Do que se trata o Filme? Quem serão os atores? Onde ocorrerão as locações? Como será formada a Equipe Técnica?
Se a história é baseada em fatos reais, necessitarei em casos de tomadas reais, a presença de pessoas soropositivas que queiram se expor e prepará-las de acordo com as normas legais de exposição para que no futuro não haja nenhum questionamento contrário.
Não gostaria de estar utilizando atores que não conheçam a real causa da AIDS apenas pela beleza e status.
Antes de qualquer coisa estou consciente do alto custo que vai ser necessário para este projeto quanto a captação de recursos, obtenção de licenças e construção de cenários.
Salvo exceção quando da utilização das cidades cenográficas existentes e disponíveis, mais mesmo assim, não vai deixar de gerar custos para a utilização destas construções.
Não devo esquecer-me do famoso PLOT que cineasta nenhum pode descartar.
Como lidar com os conflitos essenciais como a introdução de um elemento estranho (Vírus HIV) a discussão sobre o tema (AIDS) e a adequação a sua rotina (Convivência) levando todo o processo do roteiro na famosa divisão: início, desenvolvimento e conclusão.
Continuidade.
Creio ser a pior parte de uma produção.
Mesmo não sendo um profissional das lentes.
Durante a gravação de uma tomada e a sua continuidade quando do nada começa a chover, o sol vai embora, o ator, a atriz se acidentam, a utilização dos vestuários em desacordo com a última tomada, a porta fechada que anteriormente estava aberta e por aí vai. Deus nos acuda e assim mesmo quero ir adiante.
Vamos realmente ao que interessa.
A Sinopse/Storyline.
Do que se trata o filme? Quais os Argumentos a serem utilizados para a efetivação do Roteiro?
Até Quando - Expectativa de vida (Título provisório) conta a história de um grupo de pessoas convivendo com o HIV e doentes de AIDS que durante a divulgação pela imprensa sobre a existência de uma nova epidemia contagiosa se vêem encurralados em manter em sigilo as suas suspeitas ou incertezas da sorologia positiva para o HIV (serão necessárias discussão para tratar o tema em questão) e percebem que já possuíam a doença muitos anos antes desta divulgação e não sabem como lidar com este novo fato em suas vidas. Neste período a vida de muitas pessoas são devastadas e expostas publicamente levando o Mundo aos caos. Procuram-se os culpados, os contaminados e os seus adjetivos por mais cruéis que sejam (os termos deverão ser analisados).
Até Quando - Expectativa de vida, não quer ser a continuidade do Filme Filadélfia do renomado diretor Jonathan Demme com os atores Tom Hanks e Denzel Washington, vencedor de 02 Oscar em 1993 com o Melhor Ator: Tom Hanks e Melhor Canção Original - Streets of Philadelphia de Bruce Springsteen, que conta a história de dois advogados que se juntam para processar uma empresa por discriminação por doença e homofobia.
Tenho em mente a música de fundo que é Olhando pra Você da Banda DRIVE ( Fui informado de que a banda não mais existe, mais não está confirmado).


Visite o meu Blog: http://bessaproduces.blogspot.com/   mais a sensação de ouvir a música me levou as lembranças do filme e a sua letra tem tudo a ver com a chamada "Até Quando".
Confesso que li vários artigos sobre cinema e à mais de 06 meses tenho esta idéia na mente, principalmente pelos testemunhos de muitas pessoas convivendo com o HIV e doentes de aids os quais fiz grandes amizades nos inúmeros encontro regionais, municipais, estaduais e nacionais envolvendo a temática da AIDS.
Enfim desenho algo muito mais importante do que fazer um filme e sim deixar registrado o dia a dia da pessoa convivendo com o HIV e doentes de AIDS.
Convocação:
Gostaria de receber um trecho de cada pessoa vivendo com a AIDS, inclusive seus familiares, amigos e profissionais de saúde, Coordenadores de Casa de Apoio, Governos a respeito de como vem convivendo com esta epidemia no Brasil, suas expectativas e esperanças.
Fico por aqui aguardando sugestões e críticas a respeito.

Quanto aos financiadores estarei aberto para contato.
Atenciosamente,
Luiz Carlos Bessa do Sacramento
Bessa Produções
Obs. Estou em fase de alteração de meu CNPJ para a atividade de Produção Artística que atualmente está sediada em São Paulo como INSMONTEC - 57.758.997/0001-60 e transferência para o Rio de Janeiro como Filial. Isto vai levar um tempo, mais com a graça de DEUS vai dar tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário